segunda-feira, 4 de abril de 2011

A barriga do boimate

Essa é a história de uma das “barrigas” mais marcantes da imprensa brasileira. Foi da Revista Veja, que como consta no seu próprio site, “as melhores publicações do mundo também cometem erros”. Mas nessa eles extrapolaram.

No dia 1º de abril de 1983, a revista inglesa “New Scientist”, famosa por fazer brincadeiras no dia da mentira, publicou que uma dupla de cientistas de Hamburgo, Alemanha, tivesse inventado o Boimate. Mas o que seria isso? Simples: a mistura das moléculas do boi com as do tomate, que resultaria em um fruto com 50% de proteína animal e 50% de proteína vegetal. 

O que o editor responsável pela matéria não conseguiu perceber foram as dicas da publicação inglesa. Os nomes dos cientistas fictícios eram Barry McDonald e William Wimpey, em alusão ao McDonald’s e o Wimpy’s, especialistas em hambúrgueres. Por isso também a cidade de Hamburgo foi a escolhida para a gozação dos ingleses. 

A falta de atenção dos responsáveis pela matéria fez com que a Revista fosse alvo de chacotas. No dia 26 de junho do mesmo ano o jornal "O Estado de S. Paulo" desmentiu a invenção do "Fruto da carne".

Fonte: Humor na ciência

Por Pedro Henrique da Silva Maia

2 comentários:

  1. Bingo! Principalmente pela reprodução da matéria. Vc conversou com o Plínio sobre este post ou foi coincidência mesmo? Falei em sala para o grupo e via email com o Plínio. Vamos em frente. O caminho é esse. E os demais alunos? Vamos em frente, gente. Tem muita coisa para postar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, PC. Lembro de você falando sobre essa matéria em aula e, realmente, é uma grande gafe.
    Abraços.

    ResponderExcluir